Lista de Boas Práticas

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Enquadramento

 O Gabinete de Atendimento ao Munícipe (GAM) abriu as portas no 30 de Setembro de 2010. Facilitar o acesso à informação e reorganizar estruturalmente o atendimento, privilegiando a qualidade dos serviços e a otimização dos recursos, são as principais vantagens deste novo e inovador serviço.

A necessidade de centralizar a informação a todos os colaboradores do GAM, uma vez que todos fazem atendimento sobre qualquer assunto, não havendo postos especializados, implicou o desenvolvimento de um local de partilha de informação. Assim surgiu o Sistema de Apoio ao GAM.

O Sistema de Apoio ao GAM, que consiste num website orientado ao suporte das tarefas aí desenvolvidas, promove a disponibilização de procedimentos descritos em detalhe, divulgação dos requerimentos novos ou atualizados, disponibilização de informação dirigida ao munícipe, entre outros conteúdos.

Público alvo

O Serviço do Gabinete de Atendimento ao Munícipe

Impacto

 A centralização da informação agilizou a interação entre os colaboradores do GAM, nomeadamente quanto à partilha de informação. Tarefa muito importante uma vez que o GAM envolve colaboradores permanentes e substitutos. Os procedimentos alteram-se constantemente por força da lei ou por implementações de novas aplicações informáticas ou mudança de "workflows", pelo que se tornou essencial a partilha dessa informação.

Próximas Ações e Recomendações

 Alargamento a outros Serviços da Autarquia. A facilidade de utilização do "WordPress" para a construção do website e adaptação para a as tarefas que pretendíamos realizar foi um ponto forte, para além de não ter custos.

Sendo uma plataforma colaborativa pretendemos adicionar mais informação útil aos colaboradores, de modo a agilizar a partilha de conhecimento e informação.

Tecnologia

A Tecnologia utilizada para a construção da intranet municipal foi o software livre de gestão de conteúdos "WordPress".

O site está instalado num servidor Linux (Ubuntu 12 em base de dados MySQL), tal como os restantes sites do Município. 

Identificação da entidade

Município de Ponte de Lima www.cm-pontedelima.pt

Taxionomia
Intranet autárquica

Categoria
Intranet para disponibilização de informação interna para os colaboradores do GAM.

O sistema pode ser replicado?
O sistema já foi replicado para o projeto "SAMAS – Sistema de Apoio à Modernização Administrativa dos Serviços do Município de Ponte de Lima", que se trata de uma plataforma que abrange todos os serviços do Município.

Custos envolvidos
Uma vez que o software utilizado para a construção da intranet (O Sistema de Apoio ao GAM) foi software livre, o custo associado, foi unicamente o custo associado ao trabalho de implementação do funcionário do Município.


Data de inicio de desenvolvimento: 01/2010

Data de entrada em produção: 09/2010

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Aviso

A informação contida nesta página é relativa à disponibilização de Boas Práticas na Administração pública, acerca de software alternativo que pode substiruir software proprietário. Contudo, esta lista não é exaustiva, podendo existir outras Boas Práticas que não se encontrem aqui partilhadas. Se tiver informação adicional e relevante, que não se encontre disponível nesta página, por favor contacte-nos.

Exposição do índice de correia fotorreceptora

Este separador de Boas Práticas, pretende ser dentro deste site, uma àrea relevante de partilha e divulgação de Boas Práticas em Software público. 
A informação que consta neste espaço está em atualização.