Lista de Boas Práticas

<< Voltar à lista

Enquadramento

O SIIUE consiste num projecto desenvolvido na Universidade de Évora (UÉ), criado em 1999 entre o então Serviço de Computação e o Departamento de Informática. Este Sistema aglomera toda a informação/dados respeitantes à UÉ quer ao nível estrutural, quer em relação aos membros que a constituem, sejam eles alunos, docentes, investigadores ou funcionários.

Desta forma, pretende-se conceptualizar, facilitando a execução das actividades e operações do dia-a-dia dentro da instituição. Procura-se assim que a informação existente seja institucional e válida, garantindo a coerência entre as diversas fontes de dados. Com o SIIUE, a comunidade académica passou a dispôr de um grande repositório (base de dados relacional).

Para a desmaterialização de alguns procedimentos e sua incorporação e integração no SIIUE, foi e continua a ser essencial a existência de uma relação entre processos académicos e a estrutura organizacional (Unidades) da UÉ, o que permite a optimização e acesso à informação.

Muitas aplicações têm vindo a ser desenvolvidas internamente, em torno do SIIUE: o Sistema dos Serviços Académicos (SAC), o Sistema de Gestão Administrativa e Financeira, a página Web da UÉ, o Portal do Estudante, as páginas Web de Escolas e Departamentos, entre outras.

Este Sistema é actualmente uma plataforma bem fundamentada e com bases sólidas que agrega informação não só académica, mas também noutras vertentes de acção da UÉ, nomeadamente investigação e cooperação.

É elemento essencial na ligação entre plataformas e gestão de serviços (Gestão Académica, Gestão da Informação, Moodle, GesDoc, Repositório Digital de Publicações Científicas, Avaliação de Desempenho - SIADAP, Avaliação de Docentes, Correio Electrónico, Voto electrónico, etc.) e cada vez mais uma "figura" central no dia-a-dia de alunos, docentes, investigadores e funcionários da instituição.

Público alvo

Estudantes, docentes, investigadores, funcionários não docentes, órgãos de governo, unidades orgânicas, serviços e outras unidades de apoio. De futuro, prevê-se a extensão para entidades externas à Universidade de Évora

Impacto

Resultados
Na generalidade, o SIIUE tem como resultados óbvios e mais abrangentes, (1) a agregação numa única plataforma de toda a informação necessária à gestão da instituição ao nível académico, estrutural, de investigação, entre outros, (2) a disponibilização de forma centralizada de uma ferramenta de gestão capaz de responder às necessidades dos diversos atores da instituição, desde o aluno, ao investigador, à Reitoria e todos os restantes órgãos decisores, (3) a garantia de escalabilidade da solução e segurança dos dados através de uma infra-estrutura dedicada e centralizada.

Pretende-se assim dar uma resposta mais eficiente às necessidades da Universidade de Évora, necessidades essas que resultam de uma estratégia definida mas que, tal como toda a envolvente, estão em constantes alterações/adaptações.

De uma forma mais operacional e localizada, do SIIUE esperam-se resultados distintos na ótica de cada tipo de utilizador: (1) o aluno tem no SIIUE uma ferramenta que lhe permite gerir toda a sua vida académica desde que chega à Universidade de Évora até se diplomar; (2) o docente tem no SIIUE uma forma ágil de coordenar as suas tarefas de gestão académica e de I&D, lançando notas, sumários, consultando projetos e respetivos outcomes, etc; (3) o funcionário retira do SIIUE informação relativa às suas funções na instituição, recibos de vencimento, resultados da sua avaliação; (4) o candidato, ainda não aluno, tem no SIIUE a sua "porta de entrada" para a instituição, onde poderá logo à partida candidatar-se à Universidade de Évora e proceder à sua matrícula; (5) a Reitoria retira do SIIUE os indicadores de gestão necessários para acompanhar a "vida" da instituição e tomar as decisões necessárias no sentido da sua estratégia e plano de atividades; (6) muitas outras unidades, como departamentos, comissões de curso, serviços e outros órgãos, têm no SIIUE uma plataforma que permite a simplificação de procedimentos e uma gestão centralizada da informação

Próximas Ações e Recomendações

Recomendações
Um dos pontos fortes na génese do SIIUE (1996-1998) foi o facto de o mesmo ter surgido no âmbito do Departamento de Informática da Universidade de Évora e ter tido aí massa crítica e empenho de investigadores, o que permitiu a estruturação inicial da arquitectura do Sistema Integrado de Informação.

O sucesso para o seu desenvolvimento deveu-se em boa parte ao envolvimento e apoio da Equipa Reitoral na fase de implementação do Sistema (a partir de 1999), que considerando a abrangência e especificidade deste projecto, criou inclusive nessa altura o cargo de Pró-Reitor para os Sistemas de Informação.

A continuidade e estabilização do SIIUE deve-se ao facto de existir desde 2000 uma Direcção de Serviços de Informática, dotada de técnicos que promovem em permanência, os desenvolvimentos do Sistema na própria Universidade de Évora, não existindo uma dependência do exterior para as melhorias e alterações que vão sendo necessárias.

Também foi e continua a ser importante para o sucesso desta iniciativa (SIIUE), a experiência adquirida pelos técnicos da Universidade de Évora, nomeadamente no desenvolvimento de sistemas e aplicações, aliada às parcerias estabelecidas com entidades de reconhecido mérito nas áreas de trabalho propostas.

Outro ponto forte é igualmente a estreita ligação que existe entre a componente técnica e a componente académica/científica resultante da existência de um Centro de Investigação em Tecnologias de Informação na Universidade que integra funcionários, docentes e investigadores da instituição que desenvolvem a sua actividade na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), garantindo assim a qualidade do trabalho que é colocado ao serviço da instituição, proporcionando uma maior "proximidade" dos utilizadores finais ao SIIUE.
De realçar também a integração e interoperabilidade das várias vertentes numa única plataforma (destaca-se a integração que já existe com o MOODLE - https://moodle.uevora.pt/)

Próximas Acções
É indiscutível que o actual Sistema Integrado de Informação (SIIUE) que também suporta a gestão académica, foi concebido e desenvolvido tendo sobretudo em atenção as necessidades dos seus utilizadores finais: alunos, docentes, investigadores, funcionários, órgãos de gestão e restantes unidades estruturantes.

Trata-se de uma abordagem que adequa o desenvolvimento às necessidades dos utilizadores, de uma forma contínua, evolutiva e flexível permitindo a rápida incorporação de novas funcionalidades e a quase imediata adaptação a novas exigências, muitas delas decorrentes de imposições legais, de que o exemplo mais recente é a alteração curricular dos cursos, decorrentes da sua adaptação ao Processo de Bolonha – A3Es - http://www.a3es.pt/  - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. Está assim permanentemente salvaguardada a adequação do Sistema face às exigências da instituição (UÉ), face às disposições legais e face às expectativas dos diversos utilizadores, sendo esta a metodologia que se pretende adoptar nos desenvolvimentos propostos.

São muitos os objectivos a atingir com o desenvolvimento do SIIUE, que numa visão global pretende modelar toda a informação, dados e conteúdos da UÉ: desde os órgãos de governo, às unidades orgânicas e outras estruturas com representação estatutária até à informação dos cursos leccionados e em oferta, distribuição do serviço docente, relatório de disciplina, sumários, relatório de docente, entre outros.

Numa perspectiva imediata, destacam-se os seguintes desenvolvimentos:

  • Extensão do módulo de registo de eventos e notícias para ligação às páginas de unidades orgânicas e outras Unidades (estando esta ligação já realizada para o atual portal da Universidade de Évora e para o jornal UE);
  • Módulo de suporte à Avaliação de Docentes, que depois de regulamentada pela Reitoria está agora em fase avançada de desenvolvimento, prevendo-se a sua entrada em produção já no início de 2012;
  • Módulo de representação de espaços, já previsto há algum tempo e que irá agora avançar, permitindo associar à atual representação abstracta dos espaços da Universidade de Évora, uma representação gráfica e georreferenciada de forma sustentada;
  • Integração de informação de alunos Erasmus.

Tecnologia

Na procura de uma estabilidade ao nível da tecnologia utilizada, tentou-se ao longo destes últimos anos procurar as melhores soluções que nos proporcionassem garantias não a curto, mas a médio e longo prazo. A isso tem-se aliado o know-how dos colaboradores por forma a conseguir obter uma plataforma de desenvolvimentos eficiente e eficaz no que concerne à resposta às necessidades, sempre prementes, da instituição. O desenvolvimento do SIIUE assenta na framework de desenvolvimento Cake (http://cakephp.prg), recorrendo ao motor de bases de dados relacional Postgresql (http://www.postgresql.org), tudo assente numa política de utilização de software open-source. É de realçar ainda a estreita ligação do SIIUE com outros Sistemas e Aplicações internos. O SIIUE possui o repositório central de informação académica e institucional da Universidade e por isso têm que ser garantidos mecanismos eficientes e normalizados de interligação com outras plataformas. Tal é feito via webservices (http://www.w3.org/TR/wsdl).

Identificação da entidade

Universidade de Évora – Serviços de Informática

Entidades parceiras
Na génese do projecto (entre 1999 e 2006) houve uma parceria com o Departamento de Informática da Universidade de Évora

Taxionomia
Sistema de Informação Integrado | Informação | Desmaterialização | Ensino Superior | Acesso ao Ensino Superior | Oferta formativa no Ensino Superior | 1º Ciclo (Licenciaturas) | 2º Ciclo (Mestrados) | 3º Ciclo (PhD-Doutoramentos) | Mobilidade | International Students | Percurso Académico | Candidaturas | Matrículas | Inscrições | Propinas | Formação | Sumários | Serviço Docente | Registo on-line | Requerimentos on-line | Relatórios de disciplina | Relatórios de docente | Planos curriculares | Avaliação de Docentes | Apoio à Decisão | Gestão de Serviços | Investigação | Gestão de Projectos | Gestão de Informação


Média (0 Votos)
The average rating is 0.0 stars out of 5.

Aviso

A informação contida nesta página é relativa à disponibilização de Boas Práticas na Administração pública, acerca de software alternativo que pode substiruir software proprietário. Contudo, esta lista não é exaustiva, podendo existir outras Boas Práticas que não se encontrem aqui partilhadas. Se tiver informação adicional e relevante, que não se encontre disponível nesta página, por favor contacte-nos.

Exposição do índice de correia fotorreceptora

Este separador de Boas Práticas, pretende ser dentro deste site, uma àrea relevante de partilha e divulgação de Boas Práticas em Software público. 
A informação que consta neste espaço está em atualização.