Lista de Boas Práticas

<< Voltar à lista

Enquadramento

A inexistência no mercado de soluções aplicacionais para todas as áreas de intervenção dos municípios ou a inacessibilidade financeira a algumas soluções aplicacionais, conduziu a Câmara Municipal de Palmela a apostar no desenvolvimento interno. Neste sentido, têm sido desenvolvidas aplicações à medida e sempre que necessário são realizadas alterações/otimizações.

Os constantes desenvolvimentos na sociedade atual têm conduzido a um aumento dos consumos energéticos, com reflexos diretos no incremento de custos e com um impacte ambiental negativo. Consciente do esforço individual que cabe às organizações para inverter a tendência atual, a autarquia tem vindo a procurar diminuir a sua pegada ecológica, implementando medidas de racionalização do consumo de energia nos seus locais de trabalho e na rede de iluminação pública.

Com o fim de auxiliar o controlo da fatura energética, foi desenvolvida uma aplicação que disponibiliza informação refentes aos consumos de energia efetuados pela autarquia, em diversas áreas: escolas, estações elevatórias, estações de tratamento de água, iluminação pública, jardins, semáforos, serviços municipais, entre outros.

A aplicação é constituída pelos seguintes módulos: Contadores, Consumos, Leituras e Relatórios. No módulo Contadores são registados os contadores existentes, através da sua identificação e descrição, tipo de equipamento, fornecedor, opção tarifária e serviço a que está afeto. Na área Consumos são registados, com base na fatura, os consumos e valores mensais referente aos contadores. Dependendo da opção tarifária (casos especiais), a aplicação permite registar as Energias Ativas e Reativas e a Potência Contratada. No módulo Leitura, é possível gerir as contagens efetuadas por leitura.

Através dos relatórios facultados pela aplicação, é possível elaborar mapas/gráficos estatísticos, referente aos consumos e custos de energia efetuados na autarquia. Na sua maioria, os relatórios são emitidos em PDF e/ou Excel, permitindo ao utilizador visualizar, e até mesmo guardar o documento, antes de o imprimir. A aplicação disponibiliza Consumos/Custos por Contador e Serviço, Consumos por Equipamento, Comparativos Mensais, Acumulados, Contadores sem Leitura e Consumos de Contadores com Opções Tarifárias Especiais.

A principal lacuna é a falta de integração com a aplicação do POCAL – Plano Oficial de Contabilidade das Autarquias Locais (Entidade Externa), pois esta permitiria a importação da informação (faturas) e eliminaria a duplicação de dados.

Público alvo

Utilizadores da Câmara Municipal de Palmela, nomeadamente no serviço responsável por esta área.

Âmbito

Consumos Energéticos

Impacto

A aplicação tornou-se um instrumento útil para o funcionamento dos serviços, quer pelo nível de utilização, quer pelo nível de satisfação dos utilizadores.

Próximas Ações e Recomendações

A aplicação está sujeita a otimizações decorrentes quer de alterações legislativas, quer de solicitações dos serviços utilizadores.

Uma das ações previstas para o futuro consiste na implementação de um módulo para importação automática das faturas provenientes dos fornecedores de energia, através de um ficheiro de formato normalizado. Outra ação prevista será a possibilidade da aplicação repartir custos por várias unidades orgânicas, o que atualmente não acontece nos casos em que existem  contadores partilhados no mesmo edifício.

Tecnologia

As aplicações desenvolvidas são baseadas em tecnologia Web, construída com recurso a ferramentas de programação Open Source.

As aplicações assentam numa plataforma tecnológica do tipo cliente/servidor que tem como base:

 

Servidor

Sistema Operativo Base:       Windows 2003 Server SP2 (Opcional)

Servidor WEB/HTTP:            Apache HTTP Server 1.3.26

Linguagem Programação:      PHP Version 4.4.8

Base de Dados:                      MySQL Server 4.1.22-community-nt

 

Cliente

Sistema Operativo:                 Windows XP ou superior

Browser:                                 Internet Explorer 7 ou superior

Resolução ecrã:                      1024x768 ou superior

 

A plataforma tem-se mantido estável ao longo de vários anos, tendo-se atualizado, apenas, algumas versões do PHP e do MySQL.

O Software livre usado para suporte Web (Apache) e desenvolvimento de aplicações (PHP e MySQL), funciona independentemente do sistema operativo usado, podendo ser instalado e configurado noutra plataforma não Windows.

O acesso às aplicações efetua-se através de um separador na página da Intranet da autarquia. A autenticação é feita com credenciais do domínio existentes, através de protocolo LDAP. A autenticação, também, poderá ser efetuada através de utilizadores locais na aplicação (não desenvolvido nas aplicações existentes).

 

 

Imagens

Identificação da entidade

Câmara Municipal de Palmela

Departamento responsável pelo projeto: Divisão de Tecnologias de Informação

Responsável/interlocutor pelo projeto

  • Nome: Marta Geraldo
  • E-mail: mgeraldo@cm-palmela.pt

Taxionomia
Consumos Energéticos

Categoria
Desenvolvimento - Web

O sistema pode ser replicado?
Tratando-se de aplicações Open Source existe a possibilidade de replicação.

Custos envolvidos
Os custos não estão apurados, pois a aplicação foi desenvolvida internamente. O desenvolvimento implicou a afetação de um Especialista de Informática (programador).


Data de inicio de desenvolvimento: 2008

Data de entrada em produção: 2008

Average (0 Votes)
The average rating is 0.0 stars out of 5.

Aviso

A informação contida nesta página é relativa à disponibilização de Boas Práticas na Administração pública, acerca de software alternativo que pode substiruir software proprietário. Contudo, esta lista não é exaustiva, podendo existir outras Boas Práticas que não se encontrem aqui partilhadas. Se tiver informação adicional e relevante, que não se encontre disponível nesta página, por favor contacte-nos.

Exposição do índice de correia fotorreceptora

Este separador de Boas Práticas, pretende ser dentro deste site, uma àrea relevante de partilha e divulgação de Boas Práticas em Software público. 
A informação que consta neste espaço está em atualização.